Quem somos

CEDESA é uma entidade internacional dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola, que nasceu de uma iniciativa de vários académicos e peritos que se encontraram na ARN (Angola Research Network). (https://www.angolaresearchnetwork.org/).

O seu principal objetivo é fornecer os decisores políticos, a comunidade de negócios, os académicos e estudantes, bem como a população interessada, com rigorosas análises sobre as perspetivas económicas em Angola e países vizinhos, e realizar propostas consistentes de políticas a serem seguidas.

Conta para isso com um grupo dinâmico e vasto de académicos e investigadores com uma abordagem multidisciplinar. Esta equipa garante um trabalho competente, independente e livre de qualquer pressão.

Os seus textos seguem a tradição britânica, pelo que não são assinados, uma vez que resultam do trabalho colectivo desenvolvido. O que é importante são as ideias e não as pessoas que assinam. Evita-se assim a fulanização e discussão enviesada.

A sua sede é em Lisboa, mas funciona em rede global, indo abrir em breve três delegações. Uma no Reino Unido, outra em Angola e uma terceira na Ásia.

O CEDESA é parceiro da Universidade das Nações Unidas (https://www.wider.unu.edu/)e do International Security and Development Center, Berlim. (https://isdc.org/)

A equipa

O CEDESA é dirigido por um Director, Filipe Delfim Santos, doutor em História e em Ciências da Educação (Espanha e Nova Zelândia) e Coordenador da Angola Research Network. O secretário-geral e responsável pela comunicação do Centro é Miguel Almeida Dias, mestre em Economia Política (Inglaterra). A sua equipa é variada e resulta da colaboração com alguns membros da ARN, de que é afiliado.

Filipe Delfim Santos

Filipe Delfim Santos

Diretor-Geral do CEDESA

Doutor em História, Educação e Estudos Portugueses.
Conselheiro Cultural do Instituto Camões.
Pioneiro em Portugal na criação de pós-graduações em Estudos Angolanos, Estudos Pós-Imperiais e de um Mestrado em Estudos Coloniais e Pós-Coloniais, Lisboa 2003.
Organizou o Primeiro Congresso Internacional de Angolanística, Lisboa 2019.

Rui Santos Verde

Rui Santos Verde

Diretor de Investigação do CEDESA e do Departamento de Estudos sobre a Corrupção.

Doutor em Direito e Doutor (H.C.) em Ciências Humanas.
Visiting Fellow no African Studies Centre da Universidade de Oxford; Non-resident Researcher na Universidade de Joanesburgo; Distinguished Professor no Institute of Indian Management-Research.
Analista Legal do MakaAngola.

Eliseu Gonçalves

Eliseu Gonçalves

Diretor de Investigação do Departamento de Direito do CEDESA

Mestre em Direito. Advogado.

Exerceu funções como Consultor Jurídico da Comissão Nacional da Luta Contra a Pobreza da Casa Civil da Presidência da República de Angola, Diretor do Gabinete Jurídico do Ministério da Indústria de Angola e Consultor Jurídico da ReMA-Rede de Mediatecas de Angola.

Partner na TaskLegal Advogados. Investigador de Finanças e Políticas Públicas. Investigador de Políticas de Defesa e Segurança Nacional. Formador em cursos de prática jurídica em Portugal, na área do direito societário, comercial, laboral, fiscal e tributário.

Miguel Almeida Dias

Miguel Almeida Dias

Secretário-Geral do CEDESA

Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade de Newcastle, Reino Unido.
Antigo vice-reitor de universidade privada em Angola.
Docente universitário em Portugal, Angola e Brasil tendo lecionado várias disciplinas na área das Relações Internacionais, como Ciência Política, Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais ou Relações Internacionais na Europa Contemporânea.

Contacte-nos