Quem somos
O CEDESA tem a designação legal completa de ASSOCIAÇÃO CEDESA-CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DE ÁFRICA, e é uma pessoa coletiva de direito privado de natureza associativa, sem fins lucrativos, dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola, que nasceu de uma iniciativa de vários académicos e peritos que se encontraram na ARN (Angola Research Network). (https://www.angolaresearchnetwork.org/).
O seu principal objetivo é fornecer os decisores políticos, a comunidade de negócios, os académicos e estudantes, bem como a população interessada, com rigorosas análises sobre as perspetivas económicas em Angola e países vizinhos, e realizar propostas consistentes de políticas a serem seguidas.
Conta para isso com um grupo dinâmico e vasto de académicos e investigadores com uma abordagem multidisciplinar. Esta equipa garante um trabalho competente, independente e livre de qualquer pressão.
Os seus textos seguem a tradição britânica, pelo que não são assinados, uma vez que resultam do trabalho colectivo desenvolvido. O que é importante são as ideias e não as pessoas que assinam. Evita-se assim a fulanização e discussão enviesada.
Funciona como uma rede global de investigadores.
A equipa
O CEDESA é dirigido por um Presidente da Direção, Felipe de Saavedra e Santos, doutor em História e em Ciências da Educação (Espanha e Nova Zelândia) e Coordenador da Angola Research Network e um Vice-Presidente da Direção, Rui Verde, doutor em Direito, atualmente na Universidade de Oxford e membro da Chatham House.
O secretário-geral e responsável pela comunicação do Centro é Miguel Almeida Dias, mestre em Economia Política (Inglaterra). A sua equipa é variada e resulta da colaboração com alguns membros da ARN, de que é afiliado.
CEDESA
Felipe de Saavedra e Santos
Presidente do CEDESA
Doutor em História, Educação e Estudos Portugueses.
Conselheiro Cultural do Instituto Camões.
Pioneiro em Portugal na criação de pós-graduações em Estudos Angolanos, Estudos Pós-Imperiais e de um Mestrado em Estudos Coloniais e Pós-Coloniais, Lisboa 2003.
Organizou o Primeiro e o Segundo Congresso Internacional de Angolanística, Lisboa 2019 e 2022, respetivamente.
Rui Santos Verde
Vice-Presidente do CEDESA
Doutor em Direito e Doutor (H.C.) em Ciências Humanas.
Research Associate no African Studies Centre da Universidade de Oxford; Non-resident Researcher na Universidade de Joanesburgo; Distinguished Professor no Institute of Indian Management-Research, membro da Chatham House
Editor- Legal do MakaAngola.
Eliseu Gonçalves
Presidente da Assembleia Geral do CEDESA
Diretor de Investigação do Departamento de Direito do CEDESA
Mestre em Direito. Advogado.
Exerceu funções como Consultor Jurídico da Comissão Nacional da Luta Contra a Pobreza da Casa Civil da Presidência da República de Angola, Diretor do Gabinete Jurídico do Ministério da Indústria de Angola e Consultor Jurídico da ReMA-Rede de Mediatecas de Angola.
Partner na TaskLegal Advogados.
João Shang
Investigador Associado ao CEDESA (área China-África)
Escritor, Académico, Mentor de Literatura Africana,Investigador Económico e Professor Universitário.
Investigador Principal no Kwenda Institute, China.
Visiting Professor na Beijing University-International Business and Economics.
Investigador Principal- The China World Trade Center
Miguel Almeida Dias
Secretário-Geral do CEDESA
Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade de Newcastle, Reino Unido.
Antigo vice-reitor de universidade privada em Angola.
Docente universitário em Portugal, Angola e Brasil tendo lecionado várias disciplinas na área das Relações Internacionais, como Ciência Política, Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais ou Relações Internacionais na Europa Contemporânea.