Quem somos

CEDESA é uma entidade internacional dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola, que nasceu de uma iniciativa de vários académicos e peritos que se encontraram na ARN (Angola Research Network). (https://www.angolaresearchnetwork.org/).

O seu principal objetivo é fornecer os decisores políticos, a comunidade de negócios, os académicos e estudantes, bem como a população interessada, com rigorosas análises sobre as perspetivas económicas em Angola e países vizinhos, e realizar propostas consistentes de políticas a serem seguidas.

Conta para isso com um grupo dinâmico e vasto de académicos e investigadores com uma abordagem multidisciplinar. Esta equipa garante um trabalho competente, independente e livre de qualquer pressão.

Os seus textos seguem a tradição britânica, pelo que não são assinados, uma vez que resultam do trabalho colectivo desenvolvido. O que é importante são as ideias e não as pessoas que assinam. Evita-se assim a fulanização e discussão enviesada.

A sua sede é em Lisboa, mas funciona em rede global, indo abrir em breve três delegações. Uma no Reino Unido, outra em Angola e uma terceira na Ásia.

O CEDESA é parceiro da Universidade das Nações Unidas (https://www.wider.unu.edu/)e do International Security and Development Center, Berlim. (https://isdc.org/)

A equipa

O CEDESA é dirigido por um Director, Filipe Delfim Santos, doutor em História e em Ciências da Educação (Espanha e Nova Zelândia) e Coordenador da Angola Research Network. O secretário-geral e responsável pela comunicação do Centro é Miguel Almeida Dias, mestre em Economia Política (Inglaterra). A sua equipa é variada e resulta da colaboração com alguns membros da ARN, de que é afiliado.

Contacte-nos