SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ANGOLANÍSTICA
17 de dezembro de 2021
Angola. Mudanças e continuidades
O Segundo Congresso Internacional de Angolanística irá reunir vários especialistas para debaterem conjuntamente o tema “Mudanças e Continuidades”, abordando um vasto campo relativo a permanências e transformações ocorridas e a ocorrer na política, na economia e na sociedade angolanas. A ênfase estará nos estudos cuja agenda ou metodologia combine elementos de campos como história, sociologia, direito, demografia, economia ou antropologia, ou varie livremente entre eles.
Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 17 de dezembro de 2021
Organização: Angola Research Network
CHAMADA DE COMUNICAÇÕES (CALL FOR PAPERS)
A Angola Research Network (ARN) é um fórum de debate que visa construir uma rede efetiva entre a comunidade de académicos e investigadores, filiados a instituições ou independentes, que desenvolvem o seu trabalho acerca de Angola numa perspetiva internacional.
A ARN surgiu de um conjunto de investigadores baseados na Universidade de Oxford e na Universidade Nova de Lisboa e rapidamente se propagou. Atualmente reúne pesquisadores, tanto académicos como independentes, sediados no Reino Unido, em Angola, em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos, entre outros países, com abertura a novos membros de todas as proveniências.
Em 2019 a ARN organizou em Portugal o seu Primeiro Congresso Internacional de Angolanística, proporcionando um espaço de debate presencial para todos os especialistas e interessados nas questões angolanas.
Agora, em 2021, renova o seu compromisso com o estudo de Angola e o desenvolvimento da pesquisa sobre o país, numa periodicidade bienal.
O Congresso não é um evento pré-formatado, antes serão as comunicações propostas que lhe conferirão uma identidade aberta e dinâmica. Serão divididas em quatro áreas:
- i) Política, direito, história e relações internacionais: Estado, partidos, boa governação, política e perspetivas para um futuro próximo; integração na Região Austral e na dos Grandes Lagos;
- ii) Economia e empresas, modelos de desenvolvimento e investimento exterior;
- iii) Cultura, arte, literatura e pensamento; religiões; imprensa e comunicação; migrações e diáspora angolana;
- iv) Ciências, tecnologia e investigação aplicada.
ENVIO DAS PROPOSTAS DE COMUNICAÇÕES E PRAZOS
- Convidamos todos os interessados a enviar uma proposta de comunicação, ou de mesa com três comunicações agregadas.
- A proposta incluirá título, um resumo com o máximo de 300 palavras, e os dados biográficos e curriculares do proponente, com um máximo de 300 palavras também.
- O envio será feito para o endereço angolaresearchnetwork@gmail.com até 30 de julho de 2021.
- A aceitação das propostas será comunicada até 30 de agosto de 2021.
- Não é necessário pagar para participar ou assistir ao Congresso.
- O Congresso será realizado ao vivo.
Para todas as questões, por favor contacte os convenors do congresso: Filipe Delfim Santos (filipesantos @ fsch.unl.pt) ou Rui Santos Verde (vertgreen215@gmail.com)